As novas funcionalidades recém-incorporadas ao Facebook, como a busca completa pelos posts, a adição de trending topics (assuntos do momento) e o aplicativo Mentions são parte da estratégia da rede para fazer com que seus usuários compartilhem mais seus pensamentos e criações.
Uma pesquisa realizada pelo Global Web Index mostrou que, em 2014, a rede social de Mark Zuckerberg foi utilizada pelos usuários mais como fonte de consumo de notícias, imagens e vídeos do que como pólo de compartilhamento de conteúdo.
Segundo o The Next Web, o Facebook pretende se tornar mais semelhante ao Twitter – uma espécie de espaço onde pensamentos banais e corriqueiros possam ser compartilhados. Na rede de Zuckerberg, por conta do retorno maior das postagens (na forma de curtidas e comentários), os usuários tendem a ser mais cautelosos na hora de compartilhar.
Outra atitude da empresa nesse sentido é a mudança nas notificações do aplicativo. A nova barra de notificações, além de avisar sobre a atividade dos amigos do usuário, também traz lembretes e outras informações possivelmente interessantes ao leitor. Ela também permite aos usuários fácil acesso a comentários sobre os links com os quais ele interage, de forma a incentivar sua contribuição à discussão.