O compartilhamento de boatos e notícias falsas nas redes sociais continua sendo um problema bem presente nos feeds do Facebook. É tanto que a empresa anunciou nesta quinta-feira, 5, uma nova estratégia para combater a propagação de mentiras entre usuários desavisados.
A novidade é um botão que acompanha posts de artigos na rede social e que mostra um pouco mais de contexto sobre aquele assunto ou sobre a página que está compartilhando o conteúdo. Por enquanto, porém, o teste é restrito a alguns usuários apenas nos Estados Unidos.
O botão estampa uma pequena letra “i” que, quando é clicada, traz, por exemplo, a descrição da página que fez o post no Wikipedia. Rolando o card para baixo, é possível ver também em quais locais essa informação mais tem sido compartilhada e outros artigos relacionados ao mesmo tema.
Se não há informações disponíveis, o card de contexto também vai alertar para a falta de informação sobre a página ou assunto, o que pode ser sinal de que aquela fonte não é tão confiável.
“Essa nova função foi criada para oferecer às pessoas algumas das ferramentas de que elas precisam para tomar uma decisão informada sobre quais histórias elas leem, compartilham e confiam”, disse o Facebook no anúncio da novidade.