Recentemente, o Facebook anunciou que usaria os seus interesses para servir “melhores anúncios” para seus usuários, cada vez mais direcionados e personalizados. Não seria nada de novo, não fosse pelo fato de que a rede social passou a monitorar também o que você faz fora do Facebook para coletar informações para anúncios.
Isso significa que cada site que você visita, que contenha algum tipo de plugin do Facebook, vai te monitorar para enviar estas informações de volta para os servidores da rede social, criando um perfil cada vez mais detalhados sobre sua atividade online.
Felizmente, há um modo de impedir isso:
Este link irá direcioná-lo para a página de configurações de anúncios do Facebook. Se preferir entrar por conta própria, você pode entrar em Configurações > Anúncios.
2. Procure por “Anúncios baseados no meu uso de sites e aplicativos”
Esta opção monitora suas atividades online. Nas palavras do próprio Facebook, “se você visita sites de viagens, talvez veja anúncios de ofertas de hotéis no Facebook”. Na caixa de opções seleciona a alternativa Desativado.
3. Procure por “Anúncios em aplicativos e sites de empresas que não sejam do Facebook”
Esta opção é diferente. Ela evita que aplicativos e sites que não pertençam ao grupo Facebook usem informações da rede social em anúncios. A publicidade ainda é exibida, mas ela não levará em conta sua atividade na plataforma do Facebook. Na caixa de opções, selecione a opção Não.