O fenômeno das notícias falsas (“fake news”), que se espalham em alta velocidade através das redes sociais, continua sendo um problema para o Facebook. Nesta segunda-feira, 30, a empresa anunciou uma nova medida para combatê-lo.

A partir de agora, notícias que estiverem sendo questionadas por agências de checagem de fatos aparecerão num espaço menor, com a foto e a manchete ocupando a mesma linha. Notícias confiáveis, por sua vez, aparecerão em tamanho cheio.

Desde 2016, o Facebook faz parcerias com agências de checagem para identificar possíveis “fake news”. Quando uma história possivelmente falsa aparece no feed, o link vem acompanhado de artigos dessas agências questionando sua veracidade.

É assim que o Facebook sabe diferenciar o que é uma possível notícia falsa de uma informação legítima. A rede social confirmou que, se um link está sendo analisado por agências de checagem, ele automaticamente ocupa menos espaço no feed.

Já quando o link vem de um veículo autêntico, o usuário verá a imagem maior e a manchete mais destacada. Assim, o Facebook espera reduzir o impacto visual que possíveis notícias falsas podem ter sobre os usuários, segundo informações do TechCrunch.

Em dezembro de 2016, o Facebook estreou sua parceria com agências de checagem através de um selo de “possível notícia falsa”. A imagem de uma bandeira vermelha aparecia ao lado de um link quando aquela história estava sendo analisada pelas agências.

Um ano depois, o Facebook admitiu que a estratégia deu errado e passou a usar um novo método. Desde então, em vez de uma bandeira vermelha, as análises das agências aparecem juntamente com o link da possível notícia falsa, em “artigos relacionados”.

Só agora a rede social informou que esses mesmos links têm espaço reduzido no feed. A novidade, oficialmente, só aparece para usuários do app do Facebook para smartphones.