O Facebook pode lançar em breve um serviço de vídeos. De acordo com o site Business Insider, a empresa está trabalhando em um produto semelhante ao Instant Articles, mas voltado para as emissoras de TV, que têm sofrido com os avanços de publicidade da rede social.
Nos últimos meses, o Facebook teria se reunido com as emissores e executivos de TV, em busca de parcerias. Ed Couchman, diretor de parcerias da companhia, explica que os canais de TV enfrentam problemas para proteger sua propriedade intelectual em plataformas de terceiros, área em que podem contar com a ajuda da rede social. Questionado sobre os problemas de rentabilidade que as emissoras têm sofrido, ele sugeriu a criação de algo como os Instant Articles, voltado para os vídeos, mas não deu mais detalhes. “É preciso trabalhar juntos nisso, nós não temos as respostas”, explica.
“A questão é como você pode ter um relacionamento melhor com o espectador, é onde eu acho que o Facebook pode entrar”, conta o executivo. Ele reitera, no entanto, que a ideia da rede social não é tomar conta das mídias, e sim amplificá-las. “Queremos acrescentar valor, não substituir o que já está na TV”, aponta.
Analistas apontam que a medida pode sugerir uma intenção da rede social de se tornar um fornecedor de TV online no futuro. O trabalho do Facebook é complicado. Caso a intenção se comprove, será necessário desenvolver uma relação amigável com as emissoras, o que, por enquanto, não existe.