Usuários da versão beta do aplicativo do Facebook para Android e iOS repararam numa curiosa alteração no design da rede social. A empresa parece estar experimentando um segundo feed de notícias, com posts de páginas e pessoas baseados nos seus interesses.

A ideia é que esse segundo feed funcione como a aba de pesquisa do aplicativo do Instagram. Enquanto o feed principal mostra os posts de pessoas e páginas que você segue, esse segundo feed mostraria o conteúdo de perfis que o usuário provavelmente nem conhece.

O conteúdo em questão parece ser selecionado por um algoritmo do Facebook que identifica os posts que têm mais chances de interessar cada usuário. Por exemplo: se você curte páginas de esporte e é engajado com elas (clica, comenta, curte e compartilha), o segundo feed vai te mostrar outros posts sobre esportes que talvez possam te interessar.

publicidade

A nova aba está sendo chamada na versão beta do Facebook de “Explore” e inclui também os posts mais populares entre os amigos do usuário. Além de forçar as pessoas a passar mais tempo na rede social, o recurso parece também combater a tão falada “bolha” pela qual o Facebook é culpado – isto é, a tendência que os usuários têm de ficarem isolados em seus pontos de vida sem acesso a opiniões divergentes.

Por enquanto, porém, não é possível saber quando essa novidade vai chegar ao app principal e, consequentemente, à grande maioria dos usuários. Como ainda está em fase de testes, é possível até que o Facebook desista desse segundo feed e ele nunca chegue ao público. Aos usuários, só resta esperar.

Via Mashable