Facebook permitirá transmissão de áudio ao vivo e podcasts

Equipe de Criação Olhar Digital21/12/2016 15h00

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O Facebook anunciou ontem mais uma opção para quem quer transmitir conteúdo ao vivo, e curiosamente essa novidade é mais econômica que os demais recursos que a rede social tem oferecido. Trata-se da possibilidade de transmitir áudio ao vivo, o que permitirá que os usuários criem suas próprias rádios ou transmitam podcasts direto no Facebook.

A empresa anunciou que começará a testar esse formato ao longo dos próximos dias com uma série de parceiros, incluindo o BBC World Service e a rádio britânica LBC. No entanto, ela afirmou que pretende começar a disponibilizar esse recurso para usuários de Android e iOS a partir do começo de 2017.

Motivação

Segundo o Facebook, muitos usuários já usavam uma “gambiarra” para transmitir apenas áudio ao vivo: eles deixavam uma imagem fixa na transmissão enquanto falavam por cima dela. Outros usuários alteravam a API do Facebook Live para permitir apenas a transmissão de áudio, mostrando que havia essa demanda na rede social.

Conectividade também foi um fator que a rede social levou em conta. Segundo o anúncio, o formato de áudio ao vivo seria mais adequado para transmissões feitas a partir de regiões com pouca receptividade de internet. Assim, criadores poderão transmitir dados ao vivo mesmo em situações nas quais o sinal esteja fraco.

Funcionamento

Essa nova ferramenta deverá funcionar da mesma maneira que a transmissão de vídeo ao vivo. A partir da aba para criar um novo post, será possível selecionar a opção “Live Audio”. Os amigos ou seguidores da página ou perfil receberão notificações para acessar o podcast ou rádio, ajudando a trazer mais público.

Bizarramente, haverá uma diferença marcante entre iOS e Android. Usuários de iOS precisarão deixar o aplicativo do Facebook aberto para ouvir o aúdio ao vivo no celular; usuários de Android, por sua vez, poderão continuar a ouvir enquanto fazem outra coisa no celular. De qualquer forma, o The Verge acredita que o novo recurso pode virar uma tendência caso o algoritmo da rede social comece a destacar desmesuradamente as postagens nesse formato, como ele costuma fazer com formatos novos.