O Facebook começou a disparar alertas para os usuários brasileiros numa clara resposta à boataria do “copie e cole no seu mural”. Nesta semana, espalhou-se pela rede social um falso alerta dando conta de que a empresa pretendia tornar públicos os dados de seus usuários. Para escapar da ação, a pessoa deveria copiar o tal alerta e reproduzi-lo em seu mural.
Esse tipo de pegadinha é velho no Facebook, com casos semelhantes ocorrendo pelo menos desde 2012, mas desta vez a empresa resolveu agir para acalmar os ânimos.
Na terça-feira, 14, quando falamos sobre o boato aqui no Olhar Digital, lembramos que a rede social possui mecanismos mais robustos para ouvir a sua população de usuários. Se alguma autorização nova fosse necessária, ninguém seria obrigado a postar um texto qualquer no seu mural, o Facebook provavelmente exibiria uma notificação assim que a pessoa fizesse o login. Pois é exatamente isso que está acontecendo.
O Facebook já tinha enviado uma nota ao Olhar Digital garantindo que “tudo o que uma pessoa publica no Facebook é de propriedade dela e só ela é quem pode determinar os níveis de privacidade de suas publicações e informações na plataforma”, mas ainda faltava dar esse aviso aos milhões de brasileiros presentes na rede social.