O Facebook anunciou mais uma vez alterações no feed de notícias da rede social e promete dar mais destaque a postagens de amigos que gerem conversas, deixando o conteúdo de páginas que geram mais curtidas em segundo plano.
A atualização foi detalhada em um post feito no blog da empresa, e a expectativa é que as mudanças passem a valer nos próximos meses. Segundo o Facebook, a mudança visa “priorizar posts que provoquem conversas e interações significativas entre pessoas”.
Para isso, o Facebook vai usar seus algoritmos para prever quais posts o usuário pode querer interagir e vai mostrá-los no topo do feed de notícias. Assim, posts que estimulem conversas, e não curtidas ou compartilhamentos, devem ganhar destaque na rede social.
Em relação às páginas controladas por veículos de mídia e marcas, a mudança deve impactar mais quem faz posts que não geram muita discussão – o que o Facebook classifica como “conteúdo passivo”, como vídeos que só exigem que a pessoa olhe para tela e mais nada. Os que costumam receber muitos comentários não devem notar uma grande alteração no alcance das postagens.
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, fez uma postagem na rede social comentando as alterações. “Sentimos a necessidade de garantir que nossos serviços não sejam apenas divertidos de usar, mas também bons para o bem-estar das pessoas”, explicou o executivo, que definiu que seu principal objetivo de 2018 é “consertar o Facebook”.
“Ao fazer essas mudanças, eu espero que o tempo que as pessoas passem no Facebook e algumas medições de engajamento diminuam. Mas eu também espero que o tempo passado no Facebook seja mais valioso,” disse Zuckerberg.