O Facebook deu seu próximo passo no combate aos fake news no Brasil. A rede social lançará, na próxima semana, seu programa de verificação de notícias em parceria com duas agências nacionais de checagem de fatos, a Aos Fatos e a Agência Lupa.

A ideia é que ambas tenham acesso às notícias denunciadas como falsas pela comunidade do Facebook, para que assim consigam analisar a veracidade. Se o conteúdo for realmente falso, a distribuição orgânica no Feed de Notícias será ainda mais reduzida e os administradores da página serão avisados por uma notificação no próprio Facebook. Eles também serão impedidos de impulsionar os posts com fake news.

Caso haja reincidência, o alcance de todas as publicações será cortado e a página não poderá mais promover nenhum anúncio na plataforma.

Segundo o Facebook, a adoção de um sistema similar nos Estados Unidos no final de março deste ano já ajudou a cortar em 80% a distribuição orgânica de fake news – o que pode ser um bom sinal para o Brasil, especialmente em ano eleitoral.

Acredita-se que as notícias falsas publicadas e promovidas na rede social tiveram um papel crucial nos resultados das eleições norte-americanas, em 2016. A demora para reconhecer e tomar providências contra o problema gerou diversas críticas ao Facebook e ao CEO da empresa, Mark Zuckerberg – que passou os últimos meses trabalhando em formas de solucionar a questão.