Facebook lança aplicativo voltado para comunicação de casal

App permite que as duas pessoas troquem fotos, mensagens de áudio e texto e criem um espaço virtual para o relacionamento
Equipe de Criação Olhar Digital07/04/2020 23h08
20200407083033
Publieditorial

O Facebook continua buscando expandir sua base de usuários e, para isso, está procurando nichos diferentes. Agora, a empresa lançou um aplicativo chamado Tuned, que mira casais, com uma série de recursos interativos pensados para serem divididos especificamente entre duas pessoas.

Até o momento, o aplicativo, que é cria de uma equipe especial do Facebook dedicada a projetos experimentais, ainda é limitado ao iOS, e disponível apenas para usuários da App Store nos Estados Unidos. Na prática, o Tuned é como se fosse uma rede social, mas com a diferença de sua rede de amigos ser limitada a apenas uma outra pessoa.

Com o app, os usuários podem compartilhar fotos entre si, compartilhar mensagens e criar montagens e álbuns em conjunto, utilizando stickers que podem ser personalizados, como observou o site The Information. A integração com o Spotify também possibilita que os casais troquem recomendações de músicas. Também é possível deixar cartões, recados e mensagens de voz. O app dispensa a utilização de uma conta do Facebook, o que é um bônus para quem pode se preocupar com privacidade.

A divisão do Facebook responsável por estes apps ainda é nova, lançada apenas na segunda metade do ano passado. Os aplicativos lançados até então, como o Whale, dedicado à montagem de memes, e o Hobbi, inspirado no Pinterest, não ganharam tração e sequer foram promovidos pela empresa. É pouco provável que o Tuned tenha destino diferente, especialmente com tantos outros apps de comunicação disponíveis e já instalados nos celulares dos usuários.

De qualquer forma, o app mostra uma tendência interna no Facebook de criar aplicativos mais direcionados. Hoje a empresa tem a rede social Facebook, o Messenger, o WhatsApp e o Instagram, todos com mais de 1 bilhão de usuários, todos mirando um público amplo. A próxima etapa é começar a investir em nichos, grupos específicos de pessoas.