O Facebook concordou em atualizar os termos de serviço da sua plataforma social, esclarecendo a linguagem em torno do que faz com os dados das pessoas. A decisão não veio por livre e espontânea vontade, mas foi consequente da pressão dos legisladores da União Europeia. Os novos termos deixam claro ao usuário a maneira como suas informações estão sendo gerenciadas e segmentadas na publicidade.

A rede social chegou a um posicionamento após discussões com a Comissão Europeia e uma coalizão de grupos de defesa dos direitos dos consumidores, que acusaram o Facebook de não ser claro o suficiente sobre como usa os dados dos clientes para ganhar dinheiro.

“Os novos termos detalham quais serviços o Facebook vende a terceiros e quais acabam envolvendo o uso dos dados de seus usuários”, apontou a Comissão. O conteúdo real dos termos de serviço não mudará, mas a linguagem será melhorada. A rede social concordou em fazer as mudanças, que serão aplicadas globalmente até o final de junho.

“Hoje o Facebook finalmente demonstra compromisso com mais transparência e linguagem direta em seus termos de uso”, disse Vera Jourová, comissária da UE para Justiça, Consumidores e Igualdade de Gênero. Após os escândalos relacionados à Cambridge Analytica, a empresa caminha para tentar provar confiabilidade e melhorar a transparência em suas práticas. Algumas mudanças já foram realizadas no ano passado, na sequência do escândalo, e uma delas foi o compromisso de falar mais abertamente com os legisladores e com seus usuários.

“Estamos trabalhando muito este ano para explicar melhor como o Facebook funciona, que dados coletamos e como os usamos”, disse o diretor administrativo de assuntos da UE do Facebook, Thomas Myrup Kristensen. “Como parte desses esforços contínuos, atualizaremos nossos Termos de Serviço para que fique mais claro como o Facebook gera dinheiro”.

 

Via: CNet