O Facebook veiculou hoje propagandas de página inteira em diversos jornais de grande circulação da França, como o Le Monde e o Le Parisien. O país votará para escolher seu próximo presidente em apenas nove dias, e as propagandas da rede social trazem dez dicas para ajudar os cidadãos franceses a identificar notícias falsas.

As dicas publicadas pelo Facebook são as mesmas que a rede social divulgou recentemente para seus usuários. As propagandas são parte de um esforço maior do Facebook para combatera disseminação de informações falsas. Ontem mesmo, a empresa divulgou informações sobre seus esforços nesse sentido e revelou que, apenas na França, já deletou mais de 30 mil contas falsas dedicadas a espalhar desinformação. Abaixo, é possível ver a propaganda veiculada pela rede nos jornais franceses:

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Se protegendo

Não é coincidência que o Facebook esteja veiculando propagandas desse tipo poucos dias antes das eleições francesas. A rede social recebeu muitas críticas no ano passado por não ter feito quase nada para combater o compartilhamento de notícias falsas e, consequentemente, ter reduzido o nível do debate entre os candidatos.

Mesmo com diversos indícios nesse sentido, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, continuou negando que a rede social tenha tido qualquer influência expressiva no resultado das eleições. Ainda assim, a veiculação dessas propagandas sugere que o Facebook está se tornando mais consciente e responsável com relação a seu papel como fonte de informação.

Por outro lado, como o TechCrunch aponta, os jornais franceses podem não ser o local mais adequado para propagandas desse tipo. Leitores de jornais impressos, segundo o site, costumam já ser relativamente bem informados e conscientes quanto às informações que recebem. Assim, a propaganda seria meramente um esforço do Facebook para proteger sua imagem caso um candidato radical como Marie Le Pen venha a sair vitorioso das votações.