O desastre de infraestrutura enfrentado pelo Facebook na última quarta-feira, 13, quando a rede social, o Instagram e até o WhatsApp foram impactados e ficaram instáveis agora tem uma justificativa. A empresa comentou o caso no Twitter, afirmando se tratar de um “servidor mal configurado”.
“Ontem, como resultado de uma alteração em configurações de um servidor, muitas pessoas tiveram problema para acessar nossos aplicativos e serviços. Nós já resolvemos os problemas e nossos sistemas estão se recuperando. Lamentamos muito pelo inconveniente e apreciamos a paciência de todos”, diz o comunicado da empresa.
Yesterday, as a result of a server configuration change, many people had trouble accessing our apps and services. We’ve now resolved the issues and our systems are recovering. We’re very sorry for the inconvenience and appreciate everyone’s patience.
— Facebook (@facebook) 14 de março de 2019
O comunicado com a justificativa para uma queda nos serviços do Facebook é pouco usual. Como os “apagões” costumam ser rápidos, a empresa não costuma explicar o que ocorreu. Dessa vez, no entanto, o impacto foi tão grande que a equipe de comunicação da companhia precisou dar uma explicação.
Essa foi a maior queda já enfrentada pelo Facebook desde que se tem notícia. Foram cerca de 20 horas de instabilidade, atingindo basicamente tudo que envolve a empresa, incluindo até mesmo os serviços da plataforma de realidade virtual da Oculus. Até então, o recorde de tempo de instabilidade havia sido registrado em 2008, numa época em que a rede social tinha apenas 125 milhões de usuários.
Até então, a única informação que o Facebook havia divulgado sobre o problema foi que não se tratava de um ataque DDoS, como muitos suspeitaram. Também chegou a ser especulado que se tratava de um “vazamento de rota”, quando usuários e serviços não conseguem se comunicar por um problema na infraestrutura de rede que forma a internet global.