O famoso polegar erguido do botão “Curtir” do Facebook ganhou a companhia de outras cinco alternativas nesta semana. As chamadas “Reações” expandem o engajamento dos usuários, que agora podem expressar mais sentimentos pelos posts que circulam na rede social com um “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”. Mas e o tão pedido botão “Não Curtir”?

Em setembro do ano passado, Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, chegou a revelar que a empresa pensava, de fato, em criar um botão de “dislike”. No entanto, o projeto acabou se transformando nas Reações que conhecemos esta semana. O motivo para a mudança foi revelado na última quarta-feira, 24, por dois executivos da companhia.

A resposta mais simples veio de Samantha Krug, gerente de produtos do Facebook e uma das principais responsáveis pelo “novo like”. “Um botão ‘não curtir’ parecia muito binário para Mark e o resto da equipe”, disse a executiva, citando o fundador da rede social, que começou a trabalhar no projeto mais de um ano atrás.

Já Geoff Teehan, diretor de design de produtos do Facebook, deu mais detalhes sobre o que significa a expressão “binário” nesse caso. “Parecia uma tarefa bem direta: só colocar um polegar para baixo ao lado do polegar para cima e pronto. Mas não é nem de perto tão simples. As pessoas precisam de um grau muito maior de sofisticação e riqueza nas escolhas que nós fornecemos para suas comunicações. Um sistema binário de ‘like’ e ‘dislike’ não reflete de forma apropriada a maneira como nós reagimos à vasta quantidade de coisas que encontramos na vida real.”

O próprio Zuckerberg explicou no passado que inserir um botão “não curtir” apenas transformaria a rede social em “um fórum onde as pessoas ficam votando contra ou a favor dos posts dos outros”. “O que as pessoas realmente querem é expressar empatia”, disse o CEO, acrescentando que “nem todo momento é um bom momento”. Clique aqui para conferir um guia de como e quando usar as novas Reações.

Via Tech Insider