O Facebook não está contente em ter o futuro de produtos como Oculus e Portal, ambos baseados no sistema operacional Android, nas mãos de concorrentes como o Google. Por isso, a empresa está desenvolvendo seu próprio sistema operacional “do zero”.
A tarefa ficou a cargo de Mark Lucovsky, programador que fez parte da equipe de desenvolvimento do Windows NT, no qual todas as versões do Windows desde o Vista são baseadas. Mark trabalha na Oculus desde 2017, com o cargo de “Gerente Geral de Sistemas Operacionais”.
A informação foi publicada em um artigo no site “The Information”. “Queremos ter certeza absoluta de que a próxima geração terá espaço para nós”, diz Andrew Bosworth, Vice-Presidente de Hardware do Facebook. “Não acreditamos que podemos confiar no mercado ou em nossos concorrentes para nos certificar de que isso aconteça. Por isso, vamos fazer nós mesmos”.
Um sistema operacional próprio poderia funcionar como uma “apólice de seguro” caso alguma desavença com o Google impedisse o uso do Android nos Oculus ou Portal. Mas também seria uma forma de integrar mais profundamente seus serviços e plataformas sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, em seu hardware.
Fonte: Tech Crunch