O Facebook começou a testar um novo recurso que já é bastante familiar para os usuários de alguns serviços do Google. Foi percebido nesta semana que a empresa está sugerindo opções de respostas automáticas nos comentários de transmissões de vídeo ao vivo na plataforma.
O recurso utiliza inteligência artificial para reconhecer o contexto da transmissão e oferecer respostas que tenham a ver com o momento, com comentários curtos ou emojis. O problema é que essas respostas automáticas talvez não sejam exatamente adequadas dependendo da situação.
Um dos exemplos de como a tecnologia pode não ser exatamente sensível foi dado durante a transmissão de um tiroteio em um hospital em Chicago por parte da rede de televisão americana NBC. Usuários começaram a receber a opção de clicar para enviar mensagens como “isso é tão triste”, “de partir o coração”, “inacreditável”, “espero que todo mundo esteja bem”, “fiquem seguros” e um emoji com as mãos em posição de oração.
So I’m just noticing that Facebook has a thoughts and prayers autoresponder on our Chicago Hospital shooting livestream and I have thoughts pic.twitter.com/8LQULnbQty
— Steph Haberman (@StephLauren) 19 de novembro de 2018
O Facebook não se manifestou sobre os testes, que parecem estar valendo apenas para usuários da plataforma nos Estados Unidos. Isso não impediu que a empresa começasse a receber críticas pela falta de sensibilidade com que o recurso foi implementado, já que muitas vezes o teor de uma transmissão ao vivo é imprevisível, o que pode gerar situações desagradáveis.
O BuzzFeed News chegou a analisar outras transmissões ao vivo e percebeu que o teor dos comentários automáticos varia de acordo com o que é exibido. Em uma página de moda e compras, o Facebook sugeriu respostas como “bonito” e “fofo” quando os apresentadores mostraram um vestido; enquanto isso, em uma transmissão de “Battlefield V”, os espectadores recebiam a opção de saudar os outros com expressões como “yo!”.
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