Na última quarta-feira, 25, o Facebook anunciou ter encontrado mais um espacinho para incluir publicidade: o Messenger. Isso será possível graças à reformulação feita no app em 2016, já que uma das mudanças foi a inclusão de uma página inicial no serviço — e é justamente nela que ficarão os anúncios.

“Isso significa que uma empresa pode posicionar uma propaganda numa área do Messenger abaixo das suas conversas recentes, [de forma] similar a como nós mostramos notificações de aniversários ou onde avisamos se um amigo está ativo no Messenger”, informou Eddie Zhang, gerente de produto do Facebook.

De acordo com ele, “ninguém verá anúncio dentro de uma conversa sem ter clicado em uma experiência publicitária na página inicial do Messenger ou iniciado uma conversa com uma marca”. Zhang também garantiu que as propagandas não serão originadas nas conversas. “Anunciantes ainda não poderão entrar em contato com os usuários, a menos que uma pessoa inicie a interação”, prometeu.

O executivo do Facebook afirmou que usar o Messenger para entregar propaganda é uma demanda antiga das empresas, e que os formatos atuais da rede social demonstraram que “as pessoas estão interessadas” em interagir com as marcas pelo aplicativo. “De fato, as pessoas já estão trocando mensagens regularmente com empresas, com mais de 1 bilhão de mensagens trocadas (…) por mês”, afirmou.

Os testes com o novo esquema serão iniciados dentro das próximas semanas com usuários da Tailândia e da Austrália. As pessoas que toparem com anúncios terão a liberdade de escondê-los ou denunciá-los por meio de um menu suspenso que será colocado no Messenger.