Facebook adiciona novos recursos de homenagem e controle de perfis de pessoas que faleceram

Plataforma apresenta nova seção de tributos, mais opções de controle para os contatar herdeiros e melhorias do seu algoritmo para evitar que contas apareçam em buscas e sugestões
Equipe de Criação Olhar Digital10/04/2019 01h00

20190308013622-1920x1080
Publieditorial

O Facebook anunciou, nesta terça-feira (9), atualizações nos seus recursos de homenagem e gerenciamento de contas de usuários que morreram. A empresa adicionou à função “Memorial”, uma nova seção de tributos, mais opções de controle para os responsáveis por administrar os perfis memoriais e aprimoramento do seu algoritmo de inteligência artificial para evitar que as páginas apareçam em buscas ou sugestões.

A nova seção de homenagem permite que visitantes dos perfis memoriais continuem a postar nessas contas em uma aba separada da linha do tempo. Ao centralizar os tributos e lembranças, o Facebook permite que o perfil permaneça do modo que estava antes da morte do usuário.

“Mais de 30 milhões de pessoas veem perfis comemorativos todos os meses para publicar histórias, comemorar marcos e lembrar aqueles que morreram”, escreveu a diretora de operações do Facebook Sheryl Sandberg.

A rede social, que lançou os recursos em uma publicação no seu blog oficial, desenvolveu as mudanças para atender aos pedidos de melhorias de usuários do Facebook de diferentes religiões e origens culturais. A empresa também se baseou em análises de especialistas e acadêmicos.

Com as atualizações, a plataforma passa a permitir apenas que amigos e familiares solicitem uma conta em memória. Além disso, foram aprimoradas as funções de gerenciamento do perfil memorial por um contato herdeiro, usuário responsável pelo controle da conta de usuários que morreram. A função foi disponibilizada, pela primeira vez, em 2015.

Contatos herdeiros agora podem moderar as postagens compartilhadas na nova seção de tributos, alterando ou removendo tags e editando as configurações de privacidade. Embora usuários menores de idade não possam selecionar contatos herdeiros, o Facebook começa a permitir que pais que perderam filhos menores de 18 anos solicitem o controle do perfil memorial, bem como indicar um contato para a função.

Por fim, o Facebook fez melhorias em seu algoritmo de IA para evitar que as contas em memória apareçam em buscas ou sugestões, como convites para eventos ou na lista automática de lembretes de aniversários.