Talvez você não conheça a ARM, mas saiba que ela é uma das empresas mais importantes do ramo da tecnologia. Ela é responsável pelos processadores presentes no iPhone. Depois de ter dominado o mercado mobile por algum tempo, agora a companhia volta a sua atenção para os supercomputadores, e isso pode significar algo grandioso para o mundo da informática.

Ao que foi divulgado, a fabricante está desenvolvendo chips que irão mudar aos poucos a arquitetura de processadores das máquinas utilizadas para pesquisas científicas e previsões econômicas e climáticas.

A previsão é de que a ARM libere maiores informações de seu novo produto, o processador ARMv8 – A Next Generation Vector Architecture for HPC, durante conferência Hot Chips, no próximo mês. Entre o que se sabe é que a arquitetura será baseada em CPUs de 64-bit.

A aposta no novo mercado exigirá algumas mudanças da empresa. Os chips da companhia são produzidos para aparelhos móveis e que procuram oferecer uma longa duração da bateria. Para sistemas mais rápidos e potentes, a arquitetura precisará passar por alterações tornando-se algo semelhante ao Xeon Phi, da Intel.

Algumas dúvidas já cercam o anúncio que será feito em agosto. O chip chegará para o iPhone ou será usado apenas para os supercomputadores? Quais os diferenciais em relação ao que já existe no mercado? O que o chip irá possibilitar para os supercomputadores? É aguardar pra ver.

Via IDG