A fabricante chinesa Huawei pode estar desenvolvendo um sistema operacional alternativo ao Android como forma de se precaver contra uma potencial proibição de atuação nos Estados Unidos que comprometa sua capacidade de usar a plataforma do Google.
De acordo com o site South China Morning Post, desde 2012, pelo menos, a Huawei prepara um sistema operacional próprio de “emergência”. O desenvolvimento dele começou quando a empresa e a também chinesa ZTE passaram a ser investigadas dentro dos Estados Unidos por supostamente representar riscos à segurança nacional dos EUA.
A ideia é usar a nova plataforma caso a Huawei seja impedida de usar o Android. Recentemente, a ZTE foi banida de vender seus produtos nos Estados Unidos e, com isso, pode perder a licença de uso do Android. Se o mesmo acontecer com a Huawei, a empresa já teria um substituto ao sistema móvel do Google.
Até o momento, o sistema não teria sido anunciado por não estar à altura do Android em qualidade e suporte de apps. Consultada, a Huawei não confirmou nem negou os rumores e disse apenas que não tem planos de lançar um sistema operacional próprio em um futuro próximo.