Inteligência Artificial aumenta vendas do eBay em países estrangeiros

Estudo mostra efeitos positivos da Inteligência Artificial (IA) finalmente aparecendo
Redação15/05/2019 12h59, atualizada em 15/05/2019 14h00

20190515100213

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um recente estudo de economistas do MIT e da Universidade de Washington em St. Louis mostrou como as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) impulsionaram o comércio ao permitir que os vendedores ultrapassassem a barreira da língua. No caso do eBay, especificamente, as vendas para os países que possuiam a opção de tradução com inteligência artificial aumentaram 10,9%.

Analisando dados retirados do eBay, os pesquisadores compararam as vendas entre os Estados Unidos e os países latino-americanos de língua espanhola antes e depois da plataforma de compras ter introduzido a tradução para as listagens de produtos em 2014. A ferramenta de tradução agiu sob os títulos de listagens e consultas de pesquisa, mas não descrições de produtos.

Reprodução

Antes disso, o eBay oferecia uma tradução automática, mas o uso da IA melhorou significativamente a precisão do serviço. Para provar que o aumento das vendas teve relação direta com a inteligência artificial, os pesquisadores compararam os dados entre países que tinham essa tradução com os que não tinham.

Os pesquisadores também compararam esses dados com o lançamento do eBay de ferramentas de tradução de IA para russo, italiano e francês. Eles encontraram melhorias semelhantes e estimaram que a introdução da tradução de IA entre países é equivalente a reduzir sua distância um do outro em 26%.

“Essas comparações sugerem que a dificuldade do comércio nas barreiras de idioma é de primeira ordem”, escrevem os pesquisadores. “A melhor tradução automática tornou o mundo do eBay significativamente mais conectado”.

Para os pesquisadores, a descoberta é importante para provar que existe um efeito econômico diretamente causado pela implementação da inteligência artificial nos negócios. “O problema é que normalmente leva tempo para as organizações alavancarem inovações complementares, sejam elas organizacionais ou tecnológicas, para colher os benefícios da IA”, disse Xiang Hui, co-autor do artigo.


Via: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital