Quatro ovelhas clonadas nasceram a partir do DNA da ovelha Dolly, vinte anos após a famosa clonagem da ovelha. De acordo com um estudo publicado nesta semana, os clones possuem uma vida saudável e envelhecimento normal.
O estudo divulgado pela Nature Communications mostrou que, diferente do que muitos acreditavam, os animais clonados não envelhecem prematuramente. A idéia de envelhecimento precoce surgiu após a clonagem de Dolly, uma vez que a ovelha parecia envelhecer mais rápido que o normal e sofria de osteoartrite.
A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Nottingham e, conforme relatado ao The New York Times, as ovelhas eram em sua maioria saudáveis. Kevin Sinclair, biólogo e principal autor do estudo, disse que os clones de Dolly são muito saudáveis para sua idade.
Ainda não se sabe se o estudo terá algum impacto significativo na forma com que a clonagem é vista. Vale lembrar que método ainda associa problemas de saúde, como problemas congênitos e abortos, à clonagem. Na visão do pesquisador, o estudo (que ele alega ser o mais completo até agora) deve, pelo menos, aliviar algumas considerações sobre o tema.
Via The Verge