Estudo do Facebook sugere que fãs de gatos são mais tristes e solitários

Equipe de Criação Olhar Digital09/08/2016 12h25

20160809101021
Publieditorial

Em homenagem ao Dia Internacional do Gato, celebrado ontem, o Facebook realizou um levantamento com usuários de sua rede social para comparar o perfil das pessoas que amam gatos às que preferem cães. Os achados da rede social refletem parcialmente o estereótipo de que amantes de gatos tendem a ser mais tristes e solitários.

Para realizar a pesquisa, o Facebook coletou dados de 160 mil usuários dos Estados Unidos que compartilhavam com frequência fotos de cães, de gatos ou os dois. As informações pessoais foram desassociadas dos dados, e a rede social usou uma tecnologia de reconhecimento de objetos semelhante à do Google Photos para identificar cães ou gatos nas imagens compartilhadas.,

Companhia

O primeiro achado da rede social foi que amantes de cãos tendem a ter mais amigos que amantes de gatos. Em média, pessoas que compartilhavam muitas fotos de cães tinham 26 amigos a mais que pessoas que compartilhavam muitas fotos de gatos. Fãs de gatos, por outro lado, são convidados para um número mairo de eventos do que fãs de cachorros, segundo a rede.

Também foi encontrada uma tendência de que pessoas dos dois grupos fiquem mais amigas entre si. A probabilidade de que um amante de gatos ficasse amigo de outro amante de gatos, segundo a rede social, era 2,2 vezes maior do que a chance de que ele adicionasse pessoas fora desse grupo. Entre os amantes de cães, esse aumento de probabilidade era de apenas 1,6 vezes.

Isso sugere que os fãs de gatos são mais “leais” entre si do que os fãs de cães, ou pelo menos que os fãs de gato são um grupo mais fechado. Por outro lado, os amantes de animais em geral tendem a se aproximar: fãs de gato tinham chance 1,8 maior de adicionar fãs de cachorros (comparado a pessoas aleatórias), enquanto os amantes de cães tinham chance 1,6 vezes maior de adicionar amantes de gatos como amigos.

Entretenimento

Hábitos de entretenimento dos dois grupos também foram analisados pela pesquisa. Mais especificamente, a rede social avaliou os livros, filmes e programas de televisão que são preferidos de maneira desproporcional por amantes de cães e por amantes de gatos.

Fãs de gatos, segundo a rede social, curtem mais págins de livros, séries e filmes do que a média dos usuários. Isso sugere que essas pessoas – assim como gatos – gostam mais de atividades dentro de casa. Além disso, esse grupo é especialmente afeito a ficção científica, fantasia e animes. Fãs de cães, por outro lado, preferem desproporcionalmente histórias que incluam cachorros, drama ou romance.

Gráficos mostrados abaixo ilustram os filmes, os livros e as séries preferidas de cada um dos grupos. Barras azuis  para a esquerda indicam que aquele item é preferido por amantes de gatos, enquanto barras verdes para a direita mostram que os fãs de cachorro curtem aquele item mais que a média; os itens no meio, sem barra, são igualmente curtidos pelos dois grupos:

Filmes:

Reprodução

Séries:

Reprodução

Livros:

Reprodução

Relacionamento e emoções

Com relação ao status de relacionamento mostrado na rede social, o Facebook concluiu que amantes de gatos têm uma probabilidade maior de ser solteiros do que amantes de cães. De acordo com a rede social, 30% dos fãs de gatos se declararam solteiros no Facebook, contra apenas 24% dos fãs de cachorros. Como muitas pessoas simplesmente não preenchem esse campo em seus perfis, porém, essa informação não é completamente conclusiva.

De acordo com os mesmos dados, o Facebook ainda conseguiu comparar as emoções que os dois grupos de usuários têm maior probablidade de expressar. A rede concluiu que fãs de gatos expressam uma variedade maior de emoção do que fãs de cães, e se declaram “cansados”, “divertidos” ou “irritados” com muito mais frequência que o outro grupo.

Já os amantes de cães sentem-se “empolgados”, “orgulhosos” e “abençoados” com frequência bem maior do que os amantes de gatos. O gráfico abaixo compara as emoções expressadas com maior frequência pelos dois grupos. Barras azuis à direita indicam que aquele sentimento é expressado muito mais por fãs de gatos que por fãs de cães; barras verdes para a direita indicam o contrário:

Reprodução

Localização

Seria de se esperar que os amantes de cães estivessem majoritariamente em áreas rurais, enquanto que os amantes de gatos vivessem em regiões urbanas em sua maioria, segundo o Facebook. E de fato, esse foi o resultado que o levantamento mostrou, embora a diferença não fosse tão grande assim.

Mesmo assim, o número de check-ins em locais feitos pelos dois grupos foi praticamente o mesmo segundo os dados da rede. O mapa abaixo divide os EUA entre regiões com mais amantes de caes e regiões com mais amantes de gatos, com o azul representando gatos e, o vermelho, cães:

Reprodução