A linha de dispositivos Microsoft Surface não é tão confiável quanto se pensava. Um estudo do Consumer Reports falou com 90.000 donos de tablets e notebooks da Microsoft e descobriu que um quarto deles teve algum problema antes do fim do segundo ano de vida do aparelho.

Menos de dois anos depois da compra do aparelho, 25% dos donos sofreram com congelamentos e desligamentos inesperados ou falhas na tela sensível ao toque dos Surfaces.

Com a taxa alta de falhas, o Consumer Reports não considera mais a linha de hardware da Microsoft “recomendável”, e sim “significativamente menos confiável do que a maioria das outras marcas”. “Se você está bastante preocupado em quanto tempo seus produtos vão durar, pode ser melhor para você apostar em uma marca com uma confiabilidade maior”, disse Jerry Beilinson, do Consumer Reports, em uma entrevista citada pela Reuters.

O Consumer Reports costuma avaliar quão confiável é um produto – ou seja, se vale a pena comprá-lo ou se a chance dele dar dor de cabeça para o usuário é alta. A Apple é considerada a marca mais confiável pela instituição, segundo Beilinson, com 10% de usuários relatando falhas após dois anos de uso.

Em um comunicado, a Microsoft defendeu a qualidade dos seus produtos. “Não acreditamos que esses resultados refletem precisamente as experiências reais dos donos do Surface ou capturam a melhoria de desempenho e confiabilidade feita a cada nova geração do Surface.” A empresa começou a lançar a linha de hardware em 2012 com os tablets Surface, e atualmente também disponibiliza notebooks com Windows 10 para consumidores.