A Black Friday 2017 já passou, trazendo uma série de bons negócios. Mas como de costume, a data também gerou uma série de reclamações de clientes que não ficaram satisfeitos com algum aspecto de sua compra. E, nesse quesito, algumas lojas geraram mais reclamações do que outras.
A empresa ITBroker fez um levantamento das 10 lojas de e-commerce que mais tiveram reclamações durante a Black Friday. Para isso, a empresa analisou as reclamações publicadas no site Reclame Aqui e as menções feitas no Twitter durante o período de 28 a 30 de novembro.
Como esses dias foram na semana posterior à data de compras, elas muito provavelmente se relacionam a compras feitas durante o período. Os dados coletados, segundo a ITBrokers, correspondem a todo o Brasil.
Confira abaixo a lista das dez empresas que mais tiveram reclamações após a Black Friday:
1. Americanas.com – 1.177 reclamações
2. Magazine Luiza – 646 reclamações
3. Kabum – 556 reclamações
4. Netshoes – 548 reclamações
5. Submarino – 521 reclamações
6. Casas Bahia – 412 reclamações
7. Extra.com.br – 300 reclamações
8. WalMart – 288 reclamações
9. Americanas Market Place – 288 reclamações
10. Saraiva – 250 reclamações
Vale notar que essa lista não é oficial do Reclame Aqui. O site costuma soltar listas próprias com esse tipo de informação, mas ainda não se pronunciou sobre a Black Friday 2017. As listas das empresas com mais reclamações em 2016 podem ser vistas por meio deste link.