O Spotify oferece duas opções de serviço de streaming de música: um grátis, e o outro pago. O primeiro, obviamente, é o mais popular, e deve passar por mudanças dentro de pouco tempo, tanto em interface quanto em usabilidade. A expectativa é que o redesign do serviço seja apresentado na próxima semana, mas alguns usuários já perceberam mudanças desde já.

Não há como garantir, no entanto, que a versão final das mudanças que o Spotify vai anunciar sejam iguais às publicadas pelo site The Verge, mas pelo menos os indícios são fortes. As novidades atingem principalmente os usuários do aplicativo no celular.

A principal mudança nessa versão do Spotify que alguns usuários do plano grátis estão recebendo reside nas playlists no celular. Atualmente, você só pode escutar playlists no modo aleatório e com um número limitado de vezes que você pode pular uma faixa. Com a atualização, algumas playlists específicas, mas não todas, poderiam ser reproduzidas de forma livre, como na versão paga.

Uma outra mudança referente às playlists está em como o conteúdo é apresentado na tela enquanto as faixas estão em reprodução. Atualmente, algumas playlists mais populares ganham um tratamento especial, com uma arte que ocupa toda a tela, enquanto as outras apenas mostram a capa do álbum. O novo app mostra que o formato de exibição em tela cheia se tornou padrão.

Reprodução

A barra inferior de navegação também passou por uma reformulação. O botão “Navegar” foi extinto, com a funcionalidade agrupada com o botão “Buscar”. Já o “Rádio” desapareceu sem deixar vestígios, dando lugar a um novo ícone “Premium”, que visa incentivar o público a assinar o plano pago.

Agora é esperar pelo dia 24 de abril, quando a empresa realizará um evento para anunciar algumas novidades que podem incluir esse novo visual e funcionalidades. A expectativa é que o Spotify também revele uma caixa de som voltada para o carro.