Criminosos escondiam vídeos em banner e drenavam a bateria de celulares Android

A ação criminosa consistia em executar vídeos publicitários atrás de banners simples
Redação22/03/2019 12h12, atualizada em 22/03/2019 13h30

20190320050101

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O pessoal do Buzzfeed reportou, nessa semana, um esquema de fraude de anúncios que é capaz de drenar a bateria e os dados em celulares Android. A partir de anúncios de vídeo transmitidos atrás de banners enquanto os aplicativos são executados, criminosos furtavam as informações e enganavam até profissionais de marketing. Esse tipo de ação é semelhante ao que estava acontecendo no roubo de processadores para mineralçao de criptomoedas nas página da web ou aplicativo.

A ação permite que propagandas de vídeo se escondam atrás de banners tradicionais em aplicativos no Android, para que os usuários não saibam que estão lá, e está cada vez mais sofisticado. Apesar dessa não ser uma nova técnica de fraude a partir de anúncios, só foi detectada em outubro do ano passado.

De acordo com o site, a culpa não é dos desenvolvedores dos aplicativos, que ficaram extremamente surpresos ao encontrar um grande número de reclamações sobre o consumo exagerado de bateria e dados nos celulares. Em vez disso, a reportagem sugere que as redes de anúncios foram sequestradas por fraudadores.

O golpe não é feito apenas às custas dos consumidores, mas também das redes de anúncios, já que os scammers compram pontos de banner baratos e os enchem com anúncios de vídeo caros, lucrando no processo. Aparentemente, a técnica já tem um termo: “in-banner video ads”.

Algumas das empresas fraudulentas falaram com os editores do BuzzFeed, e apontam que lucram “dezenas de milhões de dólares” todos meses.

Essa é apenas uma das muitas maneiras pelas quais hackers roubam dinheiro da publicidade digital, e destaca como as empresas de tecnologia de publicidade exploram o acesso privilegiado e o conhecimento técnico para participar de fraudes com anúncios. Estimasse que nesse ano essa industrial global fature mais de US $ 20 bilhões.

Via: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital