A Samsung acaba de anunciar o suporte para os aplicativos do Google na assistente Bixby. A fabricante também colocou a Bixby como o centro de controle das suas novas televisões inteligentes e dos seus novos robôs domésticos. Aliás, os próximos Galaxy S10 certamente contarão com a plataforma de Inteligência Artificial (AI) da empresa. Logo, como podemos perceber, o ano de 2019 parece ser mesmo é da Bixby.

Durante o evento da Samsung na CES 2019, a Bixby estava por todos os lados e isso não aconteceu à toa. A gigante sul-coreana está investindo muito em AI para oferecer uma experiência integrada aos clientes. A fabricante possui sete Centros Globais de Inteligência Artificial, e já investiu em mais de 20 startups relacionadas à AI nos últimos cinco anos.

De acordo com a própria Samsung, serão gastos 22 bilhões de dólares em Inteligência Artificial até 2020. Ano em que a fabricante almeja tornar todos os seus produtos conectados à Internet e integrados à Bixby.

E a Samsung não vai surfar essa onda sozinha, pois empresas como Amazon, Google, Microsoft e Apple também jogaram as suas pranchas no mar. Contudo, como poucas fabricantes de hardware, a Samsung possui considerável domínio do mercado global e, levando em consideração o seu ecossistema de produtos, as chances da sul-coreana sobre as norte-americanas são grandes.

Apesar dos seus quase dois anos de lançamento, a Bixby demorou para evoluir em smartphones. Aliás, até novembro do ano passado, a assistente oferecia suporte apenas para coreano, inglês EUA e chinês, adicionando alemão, francês, espanhol, inglês britânico e italiano apenas no final de 2018.

Entretanto, isso não parece ser um problema para a Samsung, que agora passa a usar a sua AI em dispositivos móveis, eletrodomésticos inteligentes, carros, televisões inteligentes e até mesmo em robôs.

Por que precisamos ficar de olho nos robôs da Samsung

A Consumer Electronics Summit não é uma feira em que esperamos ver o lançamento de novos smartphones, como é o caso do Mobile world Congress. Assim, a Samsung estava cumprindo o script da sua apresentação ao mostrar televisores e eletrodomésticos inteligentes. Porém, foi uma grande surpresa quando tivemos a apresentação de quatro robôs domésticos, desenvolvidos para ajudar os humanos nas tarefas do dia-a-dia, como compras e cuidados com a saúde.

No palco, tivemos a demonstração do Samsung Bot Care, um robô usando a AI e que promete ajudar os proprietários a cuidar da sua saúde e gerenciar suas rotinas de atividades física. O Bot Care pode fazer monitoramento do sono, controlar a ingestão de medicamentos, ajudar a medir os batimentos cardíacos e outros sinais vitais, bem como tocar música.

A Samsung sabe que estamos envelhecendo enquanto civilização e está usando a sua plataforma de AI para facilitar a vidas das pessoas. Bom, pelo menos foi essa a impressão que passou durante a demonstração do seu “robô companheiro”. E levando em consideração a experiência que temos hoje com a Bixby nos smartphones Galaxy, o sistema inteligente usado no Bot Care me pareceu muito superior em relação à interação com os humanos. Confira na demo abaixo a partir de 1h24m09s:

Assim, considerando que fazer um robô interagir quase que naturalmente com um humano é muito mais difícil do que programar um assistente para realizar ações definidas a partir de comandos de voz, precisamos ficar de olho nestas novas “plataformas robóticas” da Samsung. Isso porque a evolução da assistente Bixby dependerá da AI dos robôs da fabricante e vice-versa.

Por fim, considerando o tom da Samsung na CES 2019, me arrisco a dizer que os novos Galaxy S10 e Galaxy Note 10 não serão tão importantes quanto a AI da Samsung este ano. O que você acha?

Via: Cnet