Um pequeno deslize do Google fez com que clientes das duas maiores operadoras de telecomunicações do Japão ficassem com a internet lenta ou inacessível por algumas horas na última sexta-feira, 25. O problema foi tão grave que, segundo o jornal Japan Times, o Ministério de Relações Internas e Comunicações do país abriu uma investigação sobre o incidente.

Mais tarde, de acordo com o Asahi News, a empresa assumiu responsabilidade pelo problema. “Enviamos informações erradas à rede e, como resultado, ocorreram problemas”, disse um porta-voz do Google ao jornal. Embora a empresa alegue que tenha corrigido os dados em oito minutos, o jornal reporta que as provedoras japonesas tiveram problemas durante a tarde inteira.

“Pequeno deslize”

De maneira resumida, as informações erradas que o Google enviou à rede fizeram com que a rede empresarial do Google funcionasse como uma provedora de telecomunicações. Mas, como a empresa não presta serviços desse tipo – nem tem a infraestrutura para isso -, as conexões que passavam por ela simplesmente falhavam, prejudicando a navegação dos usuários. 

O BGPMon explica que o que ocorreu foi um problema de BGP (Border Gateway Protocol), um protocolo de roteamento dinâmico interdomínios usado para sistemas autônomos. O problema começou quando o sistema do Google anunciou erroneamente prefixos de peers à Verizon.

Quando os sistemas de outras operadoras detectaram isso, acharam que o Google poderia rotear seu tráfego também, e então o problema cresceu rapidamente. Não foi um problema particularmente complexo ou grave, segundo o site. “É fácil cometer erros de configuração que podem levar a incidentes como esse”, diz.

A informação foi corrigida, segundo o Google, em oito minutos. Mas esse pequeno espaço de tempo foi suficiente para que, segundo o The Next Web, metade da internet do Japão saísse do ar. Usuários da NTT Communications e da KDDI Corp. ficaram sem qualquer acesso à rede. Outros ainda conseguiam acessar, mas com velocidade muito reduzida.

Consequências

Empresas de trens urbanos, corretoras de ações e sites de e-commerce foram afetados pelo problema. O aplicativo Line, que é praticamente o equivalente japonês do WhatsApp (tanto em funcionalidade quanto em popularidade), ficou instável por cerca de 90 minutos.

Houve, no entanto, quem se beneficiasse da situação. Segundo o Japan Times, as ações de empresas de cibersegurança decolaram logo que surgiram os primeiros relatos de que vários serviços de internet estavam apresentando problemas. Uma delas, chamada SecuAvail Inc., chegou a valorizar seus papéis mais de 10% no dia.