O mecanismo global de recomendações aos usuários da Netflix, lançado no final do ano passado, parece ser muito importante para a rede social. De acordo com um trabalho acadêmico divulgado nesta semana, o serviço de streaming acredita que “o efeito combinado de personalizações e recomendações ajuda a economizar mais de US$ 1 bilhão por ano”, segundo informaçõesda própria empresa.

Mas por que a Netflix acredita que seu mecanismo de recomendações vale tanto? A resposta é simples: porque ele ajuda a manter os assinantes na plataforma. “Pesquisas feitas com consumidores sugerem que um membro típico da Netflix perde o interesse depois de entre 60 e 90 segundos na hora da escolha, tendo visto de 10 a 20 títulos em uma ou duas telas. O usuário quer encontrar algo interessante, ou corremos o risco de ele abandonar nossos serviços”, conta o serviço de streaming.

Com menos de dois minutos para prender a atenção do assinante, é importante que a plataforma ofereça soluções certeiras. Algumas pessoas já sabem o que querem assistir, então digitam diretamente o endereço. Mas elas são minoria: 80% das escolhas são feitas mediante recomendações.

Via BusinessInsider