Neil Hunt, CPO da Netflix, acabou nesta terça-feira, 2, com um dos principais mistérios a respeito do serviço de streaming de vídeos: o método de medição de audiência da empresa. Enquanto os canais de TV usam avaliações de números de espectadores para vender anúncios, a empresa, que depende exclusivamente dos anunciantes tem como foco a capacidade de um programa em “segurar” o cliente.

A métrica para medir o sucesso de um filme ou série foi descrita por Hunt como “variação de horas de valor”. Entenda como funciona:

Viciado em Netflix? Suas horas contam menos
As horas de valor não são simplesmente as horas que as pessoas gastam assistindo a determinados programas na plataforma. Elas também levam em conta a porcentagem total de horas que o usuário passa no sistema, ou seja, as horas de alguém que quase nunca assiste a um programa valem mais do que as de quem assiste muito.

A série que “segura” o assinante
Na prática, se uma série, por exemplo, conseguiu fazer com que um usuário que assiste pouco se mantivesse na frente da TV, ou continuasse pagando a mensalidade por muitos meses, mesmo assistindo somente ao título, ele faz sucesso e é tido como valioso para a empresa.

Hunt afirma, no entanto, que essa não é a única métrica usada pela companhia para analisar a audiência. Outros fatores, como a avaliação dos usuários, também contam pontos na hora de saber se o programa está fazendo sucesso ou não.

Via BusinessInsider