Engenheiros criam disco voador funcional e multidirecional

Ainda em fase de testes, 'All-Directional Flying Object' é projetado para transportar pessoas e fazer voos supersônicos
Redação12/08/2019 16h40, atualizada em 12/08/2019 19h00

20190812014535

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Discos voadores parecem coisa de alienígena, mas os humanos também podem se dar ao luxo de chamar essa tecnologia de sua. Isso porque dois engenheiros romenos, Razvan Sabie e Iosif Taposu, conseguiram criar um objeto em forma de disco capaz de se movimentar pelo ar, após duas décadas de muita investigação e pesquisa.

O objeto recebeu o nome de Adifo, acrônimo para ‘All-Directional Flying Object’. Ele é um protótipo de pouco mais de 1 metro de diâmetro que, como o nome indica, possui tecnologia para voar em qualquer direção. A forma é semelhante à de um disco voador, mas os criadores dizem ter se inspirado na anatomia de um golfinho para projetá-lo.

O prato pode voar graças a quatro hélices em sua base, que proporcionam a decolagem e o pouso, e dois jatos traseiros, que permitem a propulsão horizontal. Outras quatro saídas verticais com hélices possuem coberturas retráteis, para regular a resistência em alta velocidade. Para completar o pacote, quatro jatos laterais auxiliam em manobras adicionais.

Reprodução

Sabie e Taposu esperam evoluir o protótipo para um disco em escala maior capaz de transportar pessoas e cargas pesadas. “A aerodinâmica por trás dessa aeronave é o resultado de mais de duas décadas de trabalho e é muito bem fundamentada em centenas de páginas e confirmada por simulações de computador e testes de túnel de vento”, afirma Razvan Sabie à Motherboard.

A tecnologia de voo do Adifo é uma questão de aerodinâmica, já que dificilmente o contato com o ar atrapalha seu movimento. Ele é projetado pelos criadores para atingir voos supersônicos, nos quais o movimento é mais rápido que a velocidade do som. E, de acordo com Sabie, já existem interessados na ideia: uma das maiores empresas de fabricação de aviões, dois governos e mais de dez possíveis parceiros e fundos de risco.

Fonte: Motherboard, Flyer

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital