Grandes empresas de tecnologia, como o Facebook, a Apple e a Amazon devem divulgar na próxima quarta-feira uma carta aberta endereçada ao próximo presidente dos Estados Unidos algumas recomendações, incluindo uma posição mais clara a respeito do acessso do governo aos dados dos usuários e o reconhecimento da criptografia como uma ferramenta de segurança crítica.
A carta, assinada por uma série de entidades comerciais que representam empresas de tecnologia, não se alinha a nenhum dos candidatos, mas demarca claramente interesses do setor. O documento também pede que o próximo presidente evite a censura online, apoie a economia de compartilhamento, desenvolva um código tributário atualizado e simplificado e apoie a parceria Trans-Pacífico, um acordo de comércio que tem como objetivo simplificar a contratação de estrangeiros nos setores de alta tecnologia.
A última solicitação, o apoio à TPP, contraria a política dos dois presidenciáveis. Recentemente, o candidato republicano Donald Trump fez críticas aos acordos comerciais internacionais e indicou que pretende endurecer as políticas de imigração. Hillary Clinton afirmou que pretende suavizar a política, “porque precisamos de pessoas talentosas no país”.
Trump também chegou a pedir a volta da coleta de dados de usuários da Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA, e pediu um boicote à Apple durante o confronto da empresa com o FBI.
Via TheGuardian