Durante oito anos, a startup Momentum Machines trabalhou no desenvolvimento do Creator, uma espécie de robô capaz de cozinhar cheeseburger. Agora, segundo informações do TechCrunch, a empresa lançou o seu primeiro restaurante robotizado, que vende cheeseburger por US$ 6.
Assim que o cliente faz o pedido usando um tablet, o robô começa a preparar o lanche. O equipamento é capaz de tostar o pão, moer e cozinhar a carne, cortar o tomate, cebola, picles e queijo, colocar os molhos e montar o cheeseburger. Todo o processo de cozinha e montagem do lanche leva cerca de cinco minutos e o restaurante, que fica em San Francisco, conta com quatro opções de sanduíches.
Embora o co-fundador e CEO Alex Vardakostas não tenha informado o quanto a startup já arrecadou com investimentos, o TechCrunch afirma que foram US$ 6 milhões em 2013 e mais US$ 18,3 milhões em 2017.
Apesar de o restaurante contar com um robô para preparar os lanches, Vardakostas afirma que um estabelecimento sem funcionários humanos é “distópico” e que, na verdade, quer que os seus funcionários tenham oportunidades de crescimento dentro da companhia.