Não é de hoje que empresas utilizam configurações com dois sensores de imagem em seus smartphones: a LG foi uma das primeiras, com o G5, e a Apple talvez seja a mais famosa graças ao iPhone 7 Plus. A empresa chinesa Vivo, contudo, talvez seja a primeira a utilizar essa configuração na parte frontal de um smartphone: o Vivo V5 Plus.

O principal destaque do aparelho é o fato de que ele tem duas câmeras frontais. Uma delas tem enormes 20 MP – mais megapixels do que a câmera traseira de muitos smartphones. A outra tem apenas 8 MP, mas isso não é problema. De acordo com a empresa, o sensor de 20 MP é usado para captar detalhes do rosto do usuário, enquanto o de 8 MP captura informações sobre seu entorno. A câmera traseira do aparelho, por sua vez, tem sensor de 16 MP.

Além dos sensores, contudo, a câmera do Vivo V5 Plus possui uma série de recursos de software que poucos outros dispositivos têm. Um deles é o “modo Bokeh”, que deixa o fundo da foto borrado, destacando o rosto do usuário para fazer retratos melhores. Ele funciona de maneira semelhante ao do iPhone 7 Plus, mas na câmera frontal.

Fora isso, o aparelho também tem um flash especial na parte da frente que faz com que a iluminação das selfies fique mais suave, e um modo de mudança de foco. Após a foto ser tirada, é possível mexer nela para escolher qual parte da foto deve ficar mais focada: o fundo ou o primeiro plano. O vídeo abaixo mostra os recursos de selfie do aparelho em funcionamento:

Outros recursos

Em termos de design, o Vivo V5 Plus parece uma mistura de iPhone 7 (na parte traseira) com Galaxy S7 (a frente). Ele possui uma tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD, processador Snapdragon 625 octa-core, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e bateria de 3.160 mAh compatível com tecnologia de carregamento rápido.

De acordo com o CNET, o V5 Plus será lançado ao longo dos próximos meses na Índia e na Ásia. Seu preço ainda não foi divulgado, e ainda não se sabe se ele será vendido em outros locais. Não se trata, contudo, do primeiro dispositivo da Vivo a fazer escolhas arriscadas em termos de design. A empresa já lançou também um smartphone dobrável com tela sensível a toque, um aparelho parecido com o Galaxy S6 Edge mas com 6 GB de RAM e até um celular capaz de capturar selfies de até 32 MP. Há boatos também de que ela estaria trabalhando em um smartphone transparente