Empresa do Google lança campainha inteligente por mais de R$ 750

Redação15/03/2018 13h44, atualizada em 15/03/2018 14h22

20180315112128

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nest, uma empresa que o Google “recomprou” em fevereiro deste ano, lançou hoje uma série de produtos voltados para casas conectadas, como termostatos, câmeras e travas inteligentes. Dentre eles se destaca a Nest Hello, um campainha inteligente que custa US$ 230 (R$ 756 na conversão direta).

Por esse preço, seria de se esperar que a Hello fosse mais do que uma simples campainha. E, de fato, ela tem uma câmera capaz de gravar vídeo em qualidade HD sempre que detecta que alguém se aproxima de sua porta. Quando isso acontece, ela pode mandar uma notificação para o seu celular, por meio do qual você pode ver quem está lá em tempo real. O vídeo abaixo mostra a Nest Hello em funcionamento:

Sua câmera tem uma lente grande angular com 160 graus de campo de visão, e ainda pode ser movida lateralmente. Com isso, dá para ver se a pessoa que está na porta não está acompanhada por alguém suspeito. Ela também tem um modo de visão noturna, assim você consegue ver a pessoa na porta mesmo que a luz esteja apagada. Se você não quiser receber visitas, a campainha também tem um modo “descanso” que desativa seu som (mas não as notificações, que precisam ser canceladas pelo celular).

Caso você não possa atender a porta no momento que a pessoa chega, você pode usar a notificação que a campainha te manda para falar com a pessoa que está lá. E se você não puder falar, é possível pedir que a campainha toque uma série de mensagens pré-gravadas para a pessoa. O alto-falante da campainha tem recursos de eco e cancelamento de ruídos, para que você consiga conversar adequadamente mesmo que a porta da sua casa seja barulhenta.

Finalmente, a câmera da Nest possui um recurso de reconhecimento facial. Com o tempo, ela pode aprender a identificar rostos dos seus parentes e amigos. Você pode em seguida associar nomes aos rostos, e com isso a câmera será capaz de lhe notificar exatamente quem está na sua porta. Esse recurso, no entanto, exige uma assinatura do programa Nest Aware, que também permite arquivar na nuvem as imagens gravadas pela campainha, mas custa US$ 5 (R$ 16,44) por mês.

Mais conexões

E se você ainda tiver dinheiro sobrando após gastar R$ 750 em uma campainha, ainda é possível comprar outros produtos da Nest para ampliar os recursos da Hello. Um deles é o Nest x Yale Lock, uma trava inteligente para a sua porta da frente. Ela permite que, quando alguém chegue à sua casa, você abra a porta pelo aplicativo. A trava também consegue trancar a casa automaticamente após a pessoa entrar – ou após você cair, caso você esqueça – mas custa outros US$ 250 (R$ 821).

Há ainda a possibilidade de integrar a Nest Hello com os diversos modelos de Google Home, os assistentes domésticos do Google. Ao fazer isso, o Google Home também pode fazer a comunicação entre você e a campainha, no lugar do seu celular. Por exemplo: quando alguém chegar na sua porta, o Google Home lhe avisará. Você pode então pedir ao Google Home que diga à pessoa que espere um pouco enquanto você se veste, e o aparelho transmite essa mensagem à campainha. O Google Home mais barato custa US$ 50 (R$ 164).

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital