Configurar um modem ou um roteador nunca foi tarefa das mais simples para usuários leigos. Pensando nisso, a D-Link, empresa conhecida pela fabricação de produtos do gênero, está implementando um bot para auxiliar seus consumidores a resolverem dúvidas simples sobre instalação e configuração de seus dispositivos.
Segundo a empresa, essa estratégia faz com que o cliente ganhe tempo na hora de sanar dúvidas e faz com que o atendimento por telefone que a empresa oferece seja dedicado a casos mais complexos.
A funcionalidade é chamada de DAVI, que quer dizer D-Link Assistente Virtual Inteligente e pode ser acessada a partir do site da empresa. A plataforma ainda é dotada de um sistema de autoaprendizagem (machine learning), que é alimentado constantemente com novos equipamentos e procedimentos. Além disso, é feita uma análise diária das respostas do DAVI com base na coleta de informações dos usuários, o que faz com que as respostas sejam mais precisas com o passar do tempo.
A plataforma é resultado de uma parceria da D-Link com a consultoria Stefanini. De acordo com esta última, o DAVI é uma versão customizada da Sophie, plataforma de inteligência cognitiva da empresa. Alexandre Winetzki, diretor de P&D da Stefanini, explica que a vantagem da interação com o DAVI é a de que ele está disponível 24 horas por dia, e sete dias por semana – ao contrário do call center da D-Link, que funciona de segunda a sexta, em horário comercial.
Para oferecer uma experiência satisfatória ao cliente, a D-Link reuniu informações sobre os produtos mais vendidos pela empresa, e criou um guia de perguntas e respostas que foi inserido no chatbot. Quando o cliente entra no site para tirar dúvidas técnicas, como atualização de firmware ou instalação, a plataforma o auxilia, seja com a resposta de sua dúvida ou indicando um vídeo tutorial de como solucionar o problema.