Nesta quinta-feira (24) foi lançado no Museu do Louvre, em Paris, a maior exposição de Leonardo Da Vinci já vista. Entre as obras expostas está a Mona Lisa:Beyond the Glass, da HTC, uma versão em 3D do famoso quadro do pintor.
A ideia por trás da experiência criada pelo estúdio Emissive de Paris VR é ensinar mais sobre a pintura e a história da Mona Lisa. Eles queriam transmitir como o talento e a curiosidade científica de Da Vinci mudou a forma da realização da arte na época. “A composição e a técnica que ele usou foram uma revolução no momento, porque ele criou uma nova maneira de pintar as pessoas”, afirmou Emmanual Goristein, diretor de arte do Emissive.
Os artistas de VR usaram dados de raios-X, infravermelho e refração coletados pelo Louvre para inferir como era o rosto e o corpo da Mona Lisa, e estudaram esta perspectiva para deduzir o comprimento do seu nariz e outros detalhes. Eles se atentaram até mesmo nas roupas dela, a ponto de garantir que houvesse dobras nelas quando a mulher se mexesse.
A equipe do Emissive também tentou recriar o cenário por trás da personagem. Eles primeiro a removeram do fundo, depois o estenderam e tentaram adivinhar como seria. “A paisagem por trás da Mona Lisa nunca teve a intenção de ser realista”, disse Gorinstein. “Pelo contrário, vem da imaginação de Da Vinci e de seu conhecimento da geografia na região, e faz parte da mágica que torna a pintura tão misteriosa”.
A versão 3D da Mona Lisa foi colocada na frente do fundo recém-recriado exatamente como ela está na pintura original. Algumas pinturas famosas expostas no museu descoloriram com o tempo e dificultaram o discernimento de detalhes. Mas renderizações infravermelhas do Louvre mostraram as peculiaridades de cada pincelada nas obras, incluindo a Mona Lisa.