Smart speakers – caixas de som conectadas à internet e equipadas com inteligência artificial – têm se tornado cada vez mais populares nos EUA. As mais famosas são Google Home, HomePod (Apple) e Echo (Amazon), equipamentos que respondem a comandos de voz para realizar as mais diversas tarefas numa casa conectada.

A mais recente novidade nesse mercado vem da startup norte-americana AC Worldwide, especializada em smart speakers com design alternativo. A empresa anunciou um busto em formato da cabeça de um T-800, o androide assassino da franquia “Exterminador do Futuro”. Só para deixar tudo ainda mais bizarro, esse T-800 é equipado com inteligência artificial.

E não estamos falando da Skynet. O sistema em questão é a assistente Alexa, que também pode ser encontrada no Echo. Isso significa que, apesar de assustadora, essa cabeça de exterminador do futuro pode repousar sobre um móvel da sua casa e apenas te dizer que horas são, como está a temperatura lá fora ou quais são seus próximos compromissos.

Tudo isso com a voz robótica da Alexa, e não com o timbre de Arnold Schwarzenegger. Mas, só para manter o tom ameaçador, os olhos deste smart speaker escondem câmeras com sensores de movimentos e uma luz vermelha de LED, apenas para fins estéticos.

O modelo ainda está em fase de pré-produção, coletando doações a partir de uma campanha de financiamento coletivo no site Kickstarter. A fabricante espera arrecadar 135 mil libras até o fim de agosto para colocar essa smart speaker em produção. Cada unidade custará a partir de 240 libras, equivalente a pouco menos de R$ 1.000.