A discussão pela inclusão de ruivos entre os emojis pode fazer com que o teclado se torne ainda mais diverso.

Na semana passada, o Comitê Técnico da Unicode (consórcio que administra a plataforma) se reuniu para avaliar as possibilidades em relação à nova adição. Havia várias opções para se aplicar a mudança e duas ficaram destacadas como preferidas.

Uma delas, como explica a Emojipedia, envolve a mera criação de um emoji “Pessoa com Cabelo Vermelho”. Esse método ofereceria facilmente suporte para múltiplos gêneros e tons de pele e é o mais simples.

Reprodução

Já a outra opção envolve o uso das sequências ZWJ, que, “teoricamente”, possibilitariam a aplicação de combinações para a criação de personagens com várias cores de cabelo. Neste caso, juntar o emoji de pessoa com a cor azul, por exemplo, geraria um personagem cujos cabelos ostentariam a cor correspondente.

Uma nova reunião será realizada até maio deste ano para que se decida entre as duas opções. Se a primeira for a escolhida, até o meio de 2018 os emojis ruivos estarão disponíveis, porque é quando deve sair o Unicode 11.0. Mas, se o segundo método sair vencedor, pode ser que as opções cheguem antes, já que sequências de emojis ZWJ são liberadas fora do calendário da Unicode.