Já imaginou provar em casa uma bebida que você viu em uma foto ou vídeo? Pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura criaram uma técnica que “transforma” bebidas virtuais em reais. A primeira tentativa foi com uma limonada, e os resultados são promissores para quem já se imaginou experimentando algo que viu na internet.

O sistema usa sensores e eletrodos capazes de copiar a cor e a acidez de um limão, transformando um copo de água em uma limonada, pelo menos no gosto e na cor. A ideia é permitir que diferentes pessoas compartilhem experiências sensoriais pela web. “As pessoas sempre postam fotos de bebidas nas redes sociais. E se você pudesse fazer o upload do gosto também? Esse é o objetivo”, explica Nimesha Ranasinghe, um dos responsáveis pelo estudo.

Para copiar as características da bebida, o grupo usou sensores de cores RGB e um sensor de pH. Depois, as informações capturadas foram enviadas a um copo com água. Um eletrodo na borda do copo imitava a acidez e luzes LED imitavam a cor. Assim, o aspecto e o gosto da bebida eram iguais a um copo com o suco de um limão fresco.

Funciona?

Para verificar a eficácia da tecnologia, os pesquisadores testaram, com 13 voluntários, uma série de limonadas reais e virtuais. A ideia era dizer o que era real e o que não era. Os participantes relataram que a limonada virtual era mais ácida do que a real.