Em 2017, a CES, maior feira de tecnologia do mundo, completa 50 anos. “O evento apresenta tecnologias que mudam o mundo”, afirmam os organizadores, que esperam 165 mil visitantes e 3.800 expositores de 150 países.
No ano de 1967, o cenário era bem diferente: 117 empresas expositoras e 16 mil pessoas. De lá pra cá, o evento foi palco de uma série de inovações do mundo da tecnologia. “Calculamos que tenham sido apresentados 600 mil produtos diferentes na CES até hoje”, aposta Gary Saphiro, responsável pela organização da CES.
Confira o que aconteceu nestes 50 anos de feira:
1967: três produtos em exposição
Há 50 anos, o destaque eram as televisões em preto e branco. “Havia um evento na Califórnia chamado NAMM Show (realizado pela Associação Nacional de Comerciantes de Música, que representava os interesses da indústria musical), e uma parte pequena dele ia ser dedicada aos eletrônicos. O homem que me contratou, Jack Wayman, disse que isso era inaceitável e convenceu sua organização a criar outro evento. Foi um lançamento bem-sucedido, com muita repercussão. Mas, na verdade, só havia três produtos em exposição: TVs em preto e branco, rádios e fonógrafos”, conta Shapiro.
Década de 1970: foco no áudio
No início dos anos 70 a feira se popularizou e passou a registrar 40 mil convidados. Entre os destaques estavam os aparelhos de fitas cassete, fones de ouvido e outros produtos relacionados ao mercado de áudio.
1979: computadores
Em 1979, 30 fabricantes participaram do evento, incluindo a Apple. A novidade da edição foi o computador pessoal de 8 bits da Atari. Pouco depois, em 1981, foram apresentados os CDs e as filmadoras pessoais.
1985: videogames
Apesar de já contar com videogames antes, foi em 1985 que a CES viu eles se tornarem um dos destaques. Nesse ano a Nintendo lançou o NES, um de seus consoles mais populares.
1990: celulares
Na década de 90 a novidade eram os celulares. Em 1996 a Motorola apresentou o Star Tac, iniciando a febre dos celulares com flip.
2000: Microsoft e cobertura internacional
Em 2000, Bill Gates era uma das estrelas do evento, que contou com a participação da Microsoft até 2012. Em 2005 já eram 150 mil visitantes e cobertura jornalística de todo o mundo.
“Vimos coisas como o tocador de CD, o videocassete, o computador pessoal em diferentes versões, as TVs de alta definição e ultradefinição, os drones, os robôs… Praticamente toda nova categoria de produto, inclusive os tablets, foi lançada na CES”, declara Shapiro.
Para 2017, ele conta que espera ver novidades nos sementos de robótica, 5G, realidade virtual, transportes e cibersegurança.
Via BBC