“Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”. Brasileiros que somos, nascidos aqui ou não, como é o caso do autor desta célebre constatação, temos o dom de apontar com facilidade qual é o problema que nos assola. Diante de novos tempos pós-eleição e a expectativa de que tudo se resolva muito rápido, não faltam vilões. Educação, saúde, segurança, corrupção, desemprego e competitividade. Uma discussão bem típica do século XX e que só faz sentido ali. Felizmente, vivemos no século XXI. O mundo mudou rápido e temos observado que a evolução da tecnologia mudou radicalmente a forma de tratar estas questões. E de resolvê-las.
Profissionais de Tecnologia da Informação são importantíssimos aqui: é justamente a tecnologia com que trabalhamos que se tornou o motor dessa evolução acelerada. O que fazemos deixou de ser apoio e passou a ser estratégico. Cada vez mais vira “o negócio”. Dominar tecnologia se tornou estratégico para pessoas, empresas e nações.
Por isso, esqueça saúvas, políticas de geração de empregos, investimento em policiamento ostensivo. Precisamos virar um país de Inovação Digital. E por quê?
Como eu disse, a Tecnologia está redefinindo o mundo. As soluções que as tecnologias podem oferecer são muito fortes. Estamos resolvendo desafios que sempre ameaçaram a civilização, seja na qualidade de vida e tratamento de saúde em geral, na qualidade e abrangência da educação, na produtividade e qualidade da produção agrícola, na prevenção e controle da segurança pública ou na mobilidade urbana e na transparência na administração pública e assim por diante.
Eu tenho a convicção de que o conjunto dessas tecnologias e sua aplicação para modernizar empresas e o setor público a entregar resultados diferentes para as mesmas perguntas é estratégico para o Brasil e trará uma enorme onda de progresso e desenvolvimento, resgatando nossa liderança em áreas que o mundo todo espera nossa contribuição.
O que recomendamos é justamente rever as premissas, utilizando as tecnologias digitais disponíveis para se reconectar com seus clientes, parceiros e colaboradores. Vemos empresas tradicionais convencidas em fazê-lo (e várias em franco estado de transformação), assim como empresas que, por terem nascido nesta nova era, puxam mercados inteiros neste processo de rápida transformação, como acontece em varejo, finanças, educação, saúde e vários outros setores. Vença as barreiras internas em sua empresa e dedique-se a repensar o tradicional. Utilize projetos simples de Transformação Digital para provar que há muito no que investir nesta área e modernizar o que faz: busque projetos que tragam insights sobre o comportamento de seu cliente, por exemplo utilizando IoT, reconhecimento de imagens e de voz. Utilize Data Analytics para descobrir informações perdidas em dados não estruturados sobre correlação entre clima, trânsito, câmbio ou humor do mercado nos resultados da empresa.
Essas análises eram impossíveis de serem feitas até pouco tempo e, possivelmente, os líderes das empresas (e da administração pública) não imaginam ser possível. Por isso perdem valiosas oportunidades de fazer tudo mais simples, rápido e barato. Todos os dias, dados passam pelas empresas privadas e públicas sem serem notados, porém, são valiosíssimos se analisados com a capacidade tecnológica que temos hoje à nossa disposição.
A Transformação Digital permite, justamente, o afloramento deste tipo de iniciativa porque são fáceis de serem empregadas, baratas, prontas. É a plataforma para que a criatividade possa focar em superar os desafios do mundo e não da tecnologia em si.
Chegou nossa hora. Mas precisamos refinar o discurso. Estamos no século XXI: saúvas a gente resolve com tecnologias digitais!