DuckDuckGo perde leilão de mecanismos de busca do Android na Europa

Buscador criticou o formato de leilão, apontando que não garante equidade e não reflete a vontade dos usuários em relação à privacidade de navegação
Da Redação30/09/2020 17h19, atualizada em 30/09/2020 18h05

20200930043945

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O DuckDuckGo perdeu, na última segunda-feira (28), o leilão de mecanismos de busca do Android para o Bing, da Microsoft, em quase todos os países da União Europeia (UE). Após a notícia, representantes do aplicativo criticaram a decisão em seu blog oficial.

Para o buscador, os usuários europeus do Android perdem por não ter acesso facilitado a uma alternativa de buscador que ‘preza pela privacidade de quem o utiliza‘. “O atual menu de preferências de pesquisa do Google na UE não está adequadamente projetado, evidenciado pelos resultados do leilão do quarto trimestre de 2020 recém-divulgados, listando quais mecanismos de pesquisa aparecerão no menu. DuckDuckGo, apesar de ser a alternativa do Google que os consumidores mais desejam selecionar, não aparecerá mais na maioria dos países. Como resultado, muitos residentes da UE que comprarem um novo dispositivo Android não terão mais uma maneira fácil de adotar um mecanismo de busca privado.”

Reprodução

União Europeia exige leilão de opções de buscadores para promover concorrência no Android. Foto: Pixabay

De acordo com o DuckDuckGo, o leilão antitruste do Android na União Europeia é ‘essencialmente falho’. “Este ‘remédio’ antitruste da UE está servindo apenas para fortalecer ainda mais o domínio do Google na pesquisa para celular, eliminando mecanismos de pesquisa alternativos que os consumidores queiram usar e, para os mecanismos de busca que permanecem, tirando a maior parte de seus lucros do menu de preferências”.

O leilão antitruste do Android na União Europeia é resultado de uma decisão jurídica do bloco que multou o Google em US$ 5 bilhões por abusar de seu domínio no mercado europeu de telefonia. A acusação era de que apenas seu buscador era oferecido aos usuários, sem alternativas.

Desde 2018, então, o Google realiza leilões anuais para definir quais buscadores serão utilizados nos países que constituem a União Europeia. O último leilão, que teve seus resultados apresentados nesta segunda-feira (28), definiu que apenas três países do bloco terão o DuckDuckGo como sugestão de buscador no Android.

Fonte: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Da Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital