Pesquisadores da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, desenvolveram um drone que ajuda atletas cegos a praticarem atividades físicas. O sistema orienta os corredores que não enxergam durante o percurso a se manterem dentro de suas “faixas de corrida”, evitando a necessidade de um guia durante a corrida.
Como funciona
O dispositivo usa duas câmeras para monitorar à distância a prática. Se o corredor acelera ou desacelera, o drone ajusta a velocdade. Por enquanto, foram realizados apenas testes simples, já que o local está sujeito à regulamentação de drones do país.”Nós fizemos alguns testes muito simples, apenas seguindo uma linha reta e a tecnologia parece funcionar”, explica o professor Eelke Folmer,um dos responsáveis pelo projeto.
“A comunidade de pessoas cegas ainda tem grandes problemas relacionados com a saúde, socialização e qualidade de vida. Seria mais útil para este grupo se as pesquisas e a tecnologia se concentrassem em melhorar essas queestões”, conta ao pesquisador, ressaltando que é mais comum que empresas e cientistas se preocupem em desenvolver ferramentas de acessibilidade em dispositivos eletrônicos, por exemplo.
Por enquanto, o protótipo está em fase de testes
Via TechnologyReview