O drone militar russo voou pela primeira vez ao lado de um avião caça de combate. A agência de notícias russa – TASS – divulgou o vídeo da experiência na tarde desta segunda-feira (30). Nas imagens é possível ver a decolagem do drone e do caça russo S-57 e um voo que durou mais de 30 minutos. 

O drone é uma arma russa capaz de penetrar espaços aéreos inimigos sem ser detectado. O vídeo também dá a entender que em um futuro próximo os pilotos de caças poderão ser acompanhados por um ou mais drones em uma ação de batalha.

“Como parte do programa de testes em andamento, o drone realizou um voo no modo automatizado em sua configuração completa, entrando na área de alerta aéreo”, disse o ministério de defesa russo em um comunicado.

O drone ultra secreto está em desenvolvimento há muitos anos. Em agosto, o Ministério da Defesa da Rússia divulgou imagens do modelo decolando pela primeira vez. O ministério espera iniciar as entregas do drone de combate em 2025. Testes fortemente armados estão previstos para 2023.

Fonte: Futurism