A Netflix recebeu no dia 1 de janeiro um documentário chamado “AlphaGo”, sobre a inteligência artificial de mesmo nome. Criado pela empresa DeepMind, uma companhia que se especializa em sistemas de aprendizagem de máquina que foi comprada pelo Google em 2014, o AlphaGo se tornou famoso em 2016 após derrotar o então-campeão mundial de Go, o sul-coreano Lee Sedol, em um desafio homem versus máquina.
De acordo com o Business Insider, o documentário mostra tanto o desenvolvimento do sistema quanto a performance dele na partida contra o campeão sul-coreano. Antes do desafio, Sedol disse que esperava vencer a máquina nas cinco partidas nas quais eles se enfrentariam. No final, ele acabou vencendo apenas uma das cinco, dando a vitória à máquina. O trailer do filme pode ser visto abaixo:
Embora Go seja um dos jogos de tabuleiro mais antigos da humanidade, desenvolver um sistema capaz de aprender a jogá-lo era um desafio antigo da ciência da computação. Isso porque o número de configurações possíveis do tabuleiro durante uma partida é maior do que o número de átomos no universo inteiro.
Por esse motivo, era inviável criar um sistema que calculasse, a cada jogada, todas as possíveis configurações seguintes do tabuleiro. O que o AlphaGo fez, no entanto, foi estudar um número gigantesco de Go para criar uma espécie de intuição sobrehumana sobre quais são as melhores estratégias para vencer a cada momento.
Desde que venceu Lee Sedol, o AlphaGo já conquistou uma série de outros objetivos. Ele venceu também outro campeão mundial, chamado Ke Jie, que disse que a máquina era “um deus” do Go. A DeepMind em seguida criou outra versão da AlphaGo, que aprendeu a jogar sem a ajuda de humanos, e o sistema agora também se tornou um instrutor de Go.
Na Netflix, o filme está disponível com áudio em inglês e legendas em português. Ele tem 90 minutos de duração e pode ser visto por meio deste link.