Muito dos problemas que causaram o declínio do Google Glass foi a invasão de privacidade e o fato de que o produto não tinha um visual particularmente elegante. Agora chegou o 3RDi, feito pela empresa canadense 3rdiTEK, que pega todos os problemas do Glass e eleva à potência de 2.

O projeto no IndieGogo é baseado numa ideia bem simples: uma câmera equipada no meio da sua testa de forma fixa para gravar o seu dia-a-dia. A lente conta com foco automático e é capaz de gravar em alta definição (1920×1080 a 30 quadros por segundo). Para tirar uma foto ou fazer um vídeo, basta tocar o dispositivo. A própria câmera é capaz de subir as imagens automaticamente para sua rede social de preferência.

Apesar da semelhança com o Glass, os fundadores dizem que os produtos não são tão parecidos assim. “O Google Glass não é a melhor peça de vestimenta tecnológica. É geek. É uma tecnologia que atrapalha o usuário, porque precisa de atenção constante”, afirma ao CNET um representante da empresa canadense.

Já o 3RDi tem uma “versatilidade incrível”, que permitiria ao usuário jogar basquete e capturar o jogo. “Vai a um show? Não precisa segurar seu smartphone por duas horas para registrar tudo em vídeo”, relata o representante.

É uma ideia simples e que realmente pode ter algum uso prático no cotidiano de algumas pessoas que tenham o hábito de fazer vídeos de ação. Não é muito difícil imaginá-lo no lugar das pessoas que utilizam as câmeras GoPro para fazer vídeos andando de skate, por exemplo.

No entanto, a câmera no meio da testa é um problema, porque o efeito cômico é instantâneo. E, claro, a reação negativa gerada pelo Google Glass também se aplica aqui. As pessoas vão sentir que a privacidade está sendo violada a todo momento ao andar próximo de alguém com um dispositivo desses na cabeça.

Há também outra possibilidade de confusão. Como explicam os criadores, para tirar uma foto com flash, você precisa tocar o lado direito do aparelho, e sem flash, do lado esquerdo. Um pequeno engano faz sua testa realizar um disparo luminoso da que é garantia de incomodar as pessoas à sua volta.

Para sair do papel, os criadores estão pedindo no mínimo US$ 250 mil em uma campanha de financiamento coletivo no IndieGogo. Até o momento em que este texto é escrito, faltam apenas US$ 248.800.

Via CNET