Direto dos anos 90: Mac OS 8 vira aplicativo para computadores atuais

Desenvolvedor transformou o sistema da Apple de mais de 20 anos atrás em um app compatível com Windows, macOS e Linux
Daniel Junqueira29/07/2020 17h36, atualizada em 29/07/2020 17h40

20200729024100-1707x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O desenvolvedor Felix Rieserberg transformou o Mac OS 8, sistema usado em computadores da Apple nos anos 90, em um aplicativo acessível via plataformas modernas, incluindo macOS, Windows e Linux.

Criado como um app Electron, o “novo” Mac OS 8 foi escrito inteiramente em JavaScript e usa uma máquina virtual que emula o Macintosh Quadra 900 com o processador da Motorola que a Apple usava nos ano 90, antes de adotar chips IBM Power PC.

O que o aplicativo Mac OS permite? Ele conta com diversos aplicativos pré-instalados, incluindo Photoshop 3, Premiere 4, Illustrator 5.5, e os navegadores Internet Explorer e Netscape. Porém, caso você considere usá-los para acessar sites, as coisas podem não sair como o esperado – eles são tão antigos que talvez não consigam nem mesmo abrir o Google direito.

O pacote ainda inclui uma série de jogos, como Duke Nukem 3D, Civilization II, Dungeons & Dragons, Oregon Trail, Damage Incorporated e Oregon Trail, entre outros.

O fato é que, por mais impressionante que seja, o Mac OS 8 em forma de aplicativo tem pouca utilidade prática atualmente. No entanto, ele serve como uma excelente maneira de reviver – ou viver pela primeira vez – a experiência de navegar nos computadores da Apple nos anos 90.

O download do aplicativo pode ser feito pelo GitHub. O arquivo tem menos de 250 MB.

Windows 95 também foi revivido

O autor do aplicativo Mac OS 8 já trabalhou em versões de outros sistemas para computadores modernos. Felix Rieserberg lançou em 2018 uma versão do Windows 95 que rodava em plataformas atuais, e que contava inclusive com uma versão do Netscape para quem quisesse navegar na web.

Além dos efeitos sonoros clássicos do sistema operacional, o Windows 95 também contava com uma série de aplicativos e jogos como Doom, Wolfenstein 3D e Grand Prix Circuit.

Via: The Verge

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital